Aprenda sobre Contabilidade Pública

dinheiro público

A Contabilidade Pública é responsável por atualizar as informações financeiras e orçamentárias e repassá-las ao governo e à sociedade. Esse segmento registra a previsão da receita e a fixação da despesa estabelecida no orçamento público aprovado para o exercício, escritura a execução orçamentária. Além disso, demonstra o valor do patrimônio, faz a comparação entre a previsão e a realização das receitas e despesas, revela as variações patrimoniais e controla as operações de crédito, dívida ativa e obrigações do Estado. É a partir dessas referências que o poder público toma decisões que afetam toda a comunidade. Seu objetivo é mostrar à sociedade, aos cidadãos, como são arrecadados e gastos os recursos administrados pelos governos nos seus diversos níveis. Representa uma forma de garantir que o patrimônio seja preservado e é um instrumento de prestação de contas pelo qual os governantes podem ser avaliados em relação à sua qualidade como gestores dos recursos públicos brasileiros.

O contador público precisa ter domínio das leis específicas do setor; entender de plano de contas, manuais de escrituração e gerenciamento do processo de contabilização; saber administrar a agenda de obrigações legais e fiscais; elaborar, conferir e dar publicidade às demonstrações financeiras e aos relatórios de gestão. Ele deve estar sempre atualizado no que se refere às novidades de sua área, mas também ter interesse pelos assuntos sociais, políticos e econômicos que tanto influenciam no cenário em que se desenvolve sua profissão. O especialista do ramo pode atuar em órgãos do direito público interno – União, Distrito Federal, Municípios, seus fundos, suas autarquias e suas fundações. Ele pode exercer os cargos de técnico e contador da Administração Direta, Analista Judiciário com foco em Contabilidade, Perícia Contábil, Controle Interno, Auditor do Tribunal de Contas e Controlarias, Auditor Fiscal, Analista de Finanças e Controle no órgão de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional.

As pessoas que desejam instruir-se mais sobre o que é Contabilidade Pública e se especializar na área têm a possibilidade de estudar por meio dos cursos de educação a distância. Uma boa opção é o curso de Contabilidade Pública oferecido pela Capacitação EAD. Nele, o aluno pode aprender sobre a evolução da contabilidade, princípios fundamentais, tributos e imposto de renda, relatórios e demonstrativos contábeis, legislação, noções sobre o SIAFI (Sistema de Administração Financeira do Governo Federal), entre outros conteúdos. Os cursos a distância são muito vantajosos. Por meio deles, o aluno aprende sem sair de casa e de acordo com o seu tempo livre. Além de economizar nas mensalidades – elas são bem mais acessíveis – o estudante economiza com transporte e alimentação.

Avaliação da Gestão Pública – TV Câmara

Entenda como pode ser debatida a gestão pública dentro de uma cidade e conheça profissionais experientes neste tipo de assunto:

Créditos Youtube – Canal TV Câmara São José

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta