Como administrar o tempo para estudar

Estudar é muito gratificante, mas se você não souber administrar bem o tempo destinado ao estudo, pode se tornar algo frustrante e sem propósito. A verdade é que esse tempo não precisa ser longo, bastar você ter um objetivo e estabelecer metas e é claro focar no que está fazendo.

como-estudar-sozinho

No entanto, sabemos que existem infinitos fatores que colaboram para nossa distração quando estamos estudamos e muitas vezes àquelas horas tornam-se infinitas e nada produtivas.

Pensando nisso, trazemos para você algumas ótimas dicas de como administrar seu tempo de estudo para que ele seja prazeroso e mais o importante, produtivo.

Estude por prazer e não por obrigação

Não adianta você estudar 3 horas seguidas se você não está fazendo isso com dedicação. Seu aprendizado não vai ser nada satisfatório e você só terá perdido 3 horas do seu dia. Muitas vezes 1 hora bem aproveitada de estudo vale e rende muito mais do que as tais 3 horas sem atenção.

Estabeleça sempre um horário de estudo, mas evite fazer isso de cabeça cheia. Se você costuma estudar sempre no mesmo horário, porém, por algum contra tempo isso não está sendo bem aproveitado, não hesite em mudar para um horário que você estará com foco nos estudo.

Estude relaxado

Evite gastar seu tempo estudando de cabeça cheia. Sabemos muito bem que algumas matérias exigem muito mais concentração que outras. Quando você planejar seus horários de estudo, planeje de forma que as matérias não se choquem e que seu aproveitamento seja o máximo possível.

Estude nos intervalos

Se você trabalha o dia inteiro e estuda, com certeza seu tempo de aproveitamento vai ser bem mais curto. Caso tenha um cargo mais tranquilo, aproveite seu tempo livre no trabalho para dar aquela revisada no assunto da aula do dia anterior ou até mesmo do que aprenderá no dia.

Finais de semana são muito importantes para quem trabalha e estuda. Sabemos bem que o cansaço muitas vezes é grande e aos finais de semana todos querem descansar e se divertir. Apesar de tudo, tire pelo menos 2 horinhas das 48 horas que você terá livre, para ler um pouco sobre algum assunto que tenha tido um pouco de dificuldade. É claro que a diversão é muito boa, porém lembre-se sempre que investir no futuro é melhor que qualquer coisa.

 

Posts Relacionados

3 respostas para “Como administrar o tempo para estudar”

  1. Thaessa Mariano Nery disse:

    Gostei muito dessas dicas. Estou começando agora e vou fazer de tudo pra conciliar o curso com os meus outros afazeres. Obrigada!

  2. Lu Santos disse:

    Gostei muito,n vou procurar aplicar essas dicas nos meus estudos. Muito obrigado.

  3. […] está com a grade de estudos pronta, contudo ainda se perde nos horários que tem disponível? Bem, recorra a ferramentas gratuitas que tem no seu smartphone ou no computador. Utilize o alarme […]

Deixe uma resposta