Como Comportar-se em uma Entrevista de Emprego?

entrevista emprego

Ter um emprego que proporcione vantagens é o desejo de qualquer pessoa, seja ela recém-formada ou veterana no mercado de trabalho. Contudo, para conseguir uma boa oportunidade profissional é necessário passar por várias etapas, sendo uma delas a entrevista, que em muitos casos é a mais importante. Por isso, para concorrer a uma vaga numa empresa é fundamental ser bem qualificado, ter alguma experiência no setor do cargo disponível e apresentar seus atributos para o selecionador transmitindo informações verdadeiras. Desse modo, é importante ressaltar que o currículo pode ajudar no processo de seleção, porém somente ele não basta, já que o recrutador só contratará o candidato que tiver uma postura compatível com a da companhia.

O trabalhador que quer sair-se bem na entrevista de emprego, e posteriormente na carreira profissional, precisa saber fazer seu marketing pessoal e expressar suas qualificações para o avaliador da melhor forma. O marketing pessoal é uma ótima ferramenta para quem quer ser reconhecido, pois, por meio dele, é possível “vender” sua imagem profissional, ou seja, promover a si mesmo influenciando a maneira como as outras pessoas irão olhar para você. Para apresentar uma postura positiva é necessário transmitir confiança ao entrevistador, demonstrar vontade de trabalhar, ser simpático, valorizar seu desempenho e resultados, manifestar disponibilidade para atuar em grupo e falar sobre seus objetivos profissionais.

Ao comparecer à empresa para realizar a entrevista de emprego é possível que o candidato já esteja sendo observado desde a hora que chega à recepção. Afinal, alguns contratantes querem saber como a pessoa se relaciona comos outros funcionários. Por isso, a importância de assumir uma boa postura. Isso vale também para o modo de vestir, o tom de voz, a linguagem utilizada e a pontualidade. É notável a quantidade de pessoas chamadas para uma entrevista que cometem pequenos erros e perdem a tão almejada vaga por seu comportamento inadequado. Entre os exemplos de atitudes erradas mais comuns estão implorar pelo cargo disponível, demonstrar agitação ou impaciência, ser arrogante, cortar o discurso do entrevistador e fazer autoelogios.

Para não prejudicar sua chance de conseguir o emprego cometendo esses erros, uma boa opção é fazer um curso de Marketing Pessoal, no qual você aprenderá como se comunicar melhor. Esse tipo de programa de ensino aborda temas como autoconhecimento, imagem, estratégias de ação, comportamento, entre outros assuntos relevantes, que podem ajudar a desenvolver suas habilidades e proporcionar mais segurança para alcançar boas conquistas no trabalho.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta