O que é e como funciona a Gestão Patrimonial

gestão patrimonial

A gestão patrimonial é o conjunto de métodos e processos para controlar e administrar um empreendimento. Esses processos são voltados especialmente para o patrimônio e compreendem o planejamento, a elaboração de funções e o comando, com a união de medidas, operações e atitudes, desde a aquisição até o destino final dos bens.

O patrimônio de uma pessoa ou de uma entidade constitui-se do conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a elas. Compreende tudo que uma pessoa e/ou empresa tem (direitos e bens) e tudo que ela deve (obrigações).

É considerado um bem tudo aquilo que tem valor econômico ou que pode ser convertido em dinheiro – coisas úteis, que satisfazem as necessidades das companhias e das pessoas. Os bens podem ser classificados em: bens móveis (passíveis de remoção sem dano), bens imóveis (não podem ser retirados de seu local natural sem sofrer algum dano), bens tangíveis (possuem forma física, podem ser tocados) e bens intangíveis (não são físicos e não podem ser tocados).

A junção da ideia de bens com a de patrimônio resulta nos bens patrimoniais. São considerados bens patrimoniais todo o patrimônio que uma pessoa, seja ela física ou jurídica, possui. Entre esses não estão apenas os bens imóveis e móveis (máquinas, equipamentos, mobília, acessórios, componentes, obras de arte, utensílios, veículos automotores em geral, entre outros), mas também os títulos de crédito, dívidas, herança, ações, investimentos etc., e ainda os bens de consumo de uso duradouro, dos quais são levados em consideração o parâmetro de durabilidade, a quantidade em uso e o valor monetário relevante.

A gestão de bens patrimoniais é uma atividade fundamental para uma administração correta e para o bom desenvolvimento de um negócio e funcionamento adequado de uma organização. Por esse motivo, muitas companhias atualmente estão à procura de profissionais qualificados na área e, para executar um excelente trabalho nesse setor, é indispensável que o especialista se mantenha atualizado. Uma ótima alternativa para aperfeiçoar os conhecimentos sobre gestão é realizar cursos voltados para esse assunto. Quem não dispõe de muito tempo livre e prefere estudar em casa pode optar pelos cursos online.

No portal Capacitação EAD você encontra um excelente curso a distância de Gestão de Bens Patrimoniais. Nesse curso, o aluno aprende sobre as responsabilidades de uma gestão e da teoria sobre bens, patrimônio e bens patrimoniais, além de ter noções sobre os diferentes tipos de bens (permanentes, de consumo, móveis e imóveis e ativos e passivos).

Posts Relacionados

3 respostas para “O que é e como funciona a Gestão Patrimonial”

  1. Raul Mateus Francisco Martins disse:

    tenho dificuldade sobre gestáo de patrimonio, e preciso da vossa ajuda

  2. Raul Mateus Francisco Martins disse:

    como fazer um mapa do inventario da empresa?

Deixe uma resposta