Cursos EAD contam para o Currículo?

Cursos EAD contam para o CurriculoOs cursos a distancia – os chamados cursos EAD – em formato on-line são cada vez mais oferecidos e mais pessoas escolhem por esse jeito prático de se especializar em sua área. Há também quem entra em contato com uma nova profissão pelos cursos à distância. Com o passar dos anos, o ensino EAD ganhou prestígio, até porque as mais conceituadas instituições de ensino iniciaram a oferta dos cursos online.

Assim, novas opções surgiram, com preços mais acessíveis e a mesma qualidade de escolas tradicionais. Hoje em dia, é possível encontrar um curso EAD em praticamente todas as áreas do conhecimento. São encontrados cursos online em formatos diversos, desde os livres, de atualização ou qualificação profissional, passando pela educação de jovens e adultos, ensino médio e até mesmo cursos superiores e de especialização.

Os cursos à distância permitiram o acesso de mais pessoas ao ensino, mesmo moradores de cidades distantes dos centros urbanos. Com isso, muitas pessoas nos últimos anos puderam se qualificar profissionalmente ou realizar o curso superior dos seus sonhos mesmo sem morar perto de uma universidade.

Regulamentação dos cursos EAD

Conforme cada modalidade de ensino à distância, o Ministério da Educação – MEC exige requisitos que a instituição que oferece o curso deve preencher. Quando se trata de cursos superiores, conforme a sua área, é necessário que haja alguns encontros presenciais. Em outros casos, os alunos precisam realizar uma prova presencial.

Já os cursos livres podem ser realizados totalmente à distância e por assim serem classificados pelo MEC não precisam ter uma portaria que os regulamentem. Por outro lado, essa modalidade de ensino está legalizada pela Lei nº 9394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e pelo Decreto 5154/2004. Isso significa que eles são válidos em todo o território nacional.

Validade dos cursos EAD para o seu currículo

Os cursos a distancia tem a mesma validade que qualquer outro, pois são regulamentados pelo MEC. Assim, mesmo os cursos livres que são a modalidade mais simples de educação já são válidos e importantes para diferentes situações. De porte do certificado, você pode usá-los para completar horas extracurriculares na universidade, preencher exigências em concursos públicos e mesmo participar de provas de título.

Outra validade dos cursos livres e demais estudos on-line é que funcionam para que o aluno possa progredir em sua empresa. Por isso, é sempre importante que o seu chefe tenha conhecimento de que você está se capacitando para a sua área de atuação.

Vantagens dos cursos on line

Os alunos que já fizeram um curso online podem listar uma série de vantagens dessa modalidade de ensino. A educação à distância permite a você escolher entre uma vasta opção de áreas, assim, é possível se qualificar na sua atividade profissional ou mesmo iniciar a atuação em um novo segmento. Além disso, a educação à distância já existe há alguns anos e com o passar do tempo se especializou.

A tecnologia da Internet que foi aprimorada na última década é outro fator que permite aos cursos online contarem com mais qualidade a cada ano. Assim, mais interação e funções podem ser aplicadas na educação EAD. Hoje em dia, é difícil imaginar uma cidade, mesmo no interior dos estados brasileiros, que não possua alternativas para o uso da Internet.

Os cursos à distância também costumam ter preços mais acessíveis, democratizando o acesso ao conhecimento. Mas talvez o seu maior benefício seja o de permitir que pessoas que mesmo distantes das grandes cidades possam estudar. Você pode ainda escolher entre a instituição de ensino que desejar, desde que oferece a educação EAD.

Mas não é só isso. Os cursos online podem ser realizados, geralmente, no ritmo do aluno, nos dias e horários que ele tiver disponível. A instituição de ensino que oferece o curso costuma contar com uma plataforma que funciona 24 horas por dia e sete dias por semana. Dessa forma, a qualquer hora o aluno pode acessar o seu curso e estudar.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta