Dicas para Selecionar Currículos

selecionar analisar currículos boa entrevista

Muitas vezes, ter à disposição um grande número de currículos pode prejudicar a contratação de funcionários. Confira as dicas abaixo sobre como selecionar currículos, bem como agir nas entrevistas, a fim de tornar o processo de admissão mais fácil e assertivo:

  • Estabeleça um perfil: o primeiro passo para uma boa seleção é definir os requisitos necessários para o preenchimento do cargo. Esse aspecto compreende formação, habilidades técnicas, idiomas, características pessoais, entre outros pontos. Descarte os currículos que não atenderem grande parte das exigências.
  • Amplie sua busca: para ter a seu dispor as melhores opções possíveis, não se restrinja às indicações de pessoas próximas. Crie meios para permitir que profissionais distintos contatem sua empresa. Por exemplo, abra um espaço em seu site para cadastro de currículos.
  • Avalie os antigos salários dos candidatos: se a remuneração do profissional em seu último emprego era acima do que o cargo oferece, o empregador corre o risco de perder seu funcionário futuramente. Segundo especialistas, nesses casos, o trabalhador constrói uma realidade em torno desse salário alto.
  • Confira alguns dados expostos no currículo: saiba por qual razão o currículo de um determinado candidato possui um buraco na linha de tempo. Averigue também o ano de formação do profissional e se o curso, seja universitário ou técnico, foi de fato concluído. Caso ainda não tenha sido, analise se a falta de formação não prejudicará o desempenho das atividades.
  • Verifique o nível dos idiomas: não confie completamente no que os candidatos afirmam em seu currículo, pois muitos costumam exagerar nas informações. Assim, durante a entrevista, teste o nível de conhecimento dos que disputam a vaga. A fluência em determinado idioma, por exemplo, é um fator que precisa ser analisado.

Outra forma de aprimorar a seleção de candidatos e a análise de currículos é realizar cursos online ligados ao assunto, como o que o portal Capacitação EAD oferece. No curso de Análise de Currículo e Seleção de Candidatos, o contratante irá aprender a divulgar e descrever a vaga, analisar os currículos, fazer entrevistas, criar dinâmicas em grupo, atrair bons candidatos e outras ações.

Os cursos online têm crescido consideravelmente no país graças às diversas vantagens que trazem, como permitir aos alunos estudarem conformem a disponibilidade deles. Muitos deixam de aprimorar seus conhecimentos devido à falta de opção de horários. Mas, com os programas de ensino virtuais, o estudante pode fazer o seu horário e ainda estudar conforme o seu ritmo de aprendizado. Além disso, o aluno consegue economizar com alimentação e transporte, pois não precisa sair de casa.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta