Educação à distância e a autodisciplina

day planner with pen and laptopFazer um curso à distância tem muitas vantagens, porém um fator pode acabar atrapalhando o seu desempenho. Se você não tiver uma autodisciplina boa para formar horários de estudos e principalmente, se não tiver comprometimento para/com as suas aulas, com certeza o seu curso de educação à distância não será bem aproveitado e você pode até mesmo não ser aprovado. Sim, esses cursos on line na sua maioria exigem um teste de conhecimento aprendido, mesmo que de forma virtual.

O que é educação à distância?

Esse sistema de ensino está presente no Brasil há muitos anos, porém antigamente eram apenas poucos cursos técnicos disponíveis com vídeo – aulas. Hoje você já pode encontrar cursos de graduação à distância e muito bem qualificados nas maiores faculdades do país.

Métodos para garantir autodisciplina na educação à distância

Elabore planos e horários de estudo, e após elaborar seu calendário, siga-os à risca. Estudar em casa não significa que você poderá estudar como quiser. Significa apenas que você terá uma liberdade maior para formar seus horários e tempo de estudo. Por exemplo, deixe para o final da semana aquelas disciplinas que não exigem muito e não pedem muito tempo de estudo. Como está no final de semana, sempre queremos nos divertir e estudar em casa e à distância pode ser um facilitador para numa sexta, “faltar aula” para ir ao barzinho com amigos.

Saiba que faculdades ou cursos à distância exige uma presença virtual e alguns tem até uma lista de presença onde você assina sempre que terminar uma vídeo aula. Atente-se para esse compromisso, não acumule aulas ou assuntos para se estudar. Reserve a hora do seu estudo assim como se você estivesse estudando em uma instituição de ensino presencial.

Quais as melhores escolas de cursos EAD?

Tudo vai depender do que você busca. Existem escolas à distância que oferecem cursos totalmente gratuitos e certificados no final destes, porém não tem um valor oficial para exercer alguma profissão. Antes de fazer uma matrícula em um curso à distância, pesquise muito sobre a instituição e principalmente se tem autorização do MEC para atuar no ramo.

Posts Relacionados

Uma resposta para “Educação à distância e a autodisciplina”

  1. Rafinha disse:

    Eu posso dizer por mim que os cursos que fiz a distância me agregaram bastante valor. Não é apenas em cursos presenciais que temos ensino de qualidade. Porém, para tirar o máximo de proveito de cursos pela internet é preciso disciplina e organização porque é muito fácil desistir de tudo.

Deixe uma resposta