Entenda a dinâmica de vendas atacado e varejo

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Nos últimos anos veem acontecendo mudanças no perfil do mercado comercial, tanto brasileiro como mundial. Para que as pessoas consigam compreender melhor como funcionam as diferenças entre atacado e varejo, há uma série de cursos à distância que poderão dar esse complemento à formação de todos, com toda a comodidade de se poder estudar até na própria casa, em horas vagas.

Entender a dinâmica de vendas atacado e varejo é fundamental, porque hoje em dia, não existe apenas um grande desejo de se obter ótimos produtos e serviços com bons preços, mas sim há uma série de grandes desafios nas relações comerciais, porque o mercado, com o advento da Internet, e, sobretudo, das redes sociais, fica cada vez mais recheado de inovações e soluções criativas, com esquemas de concorrência cada vez mais competitivos.  Esse curso, então, auxiliará no desenvolvimento de diferenciais que ajudarão na busca pelo sucesso de vendas.

Disciplinas do curso à distância de Dinâmica de vendas

As disciplinas que serão ofertadas, no decorrer dos estudos, tratarão das duas modalidades de venda, do marketing, do planejamento e estipulação de metas e foco, além de estratégias diversificadas e logística.

Alguns dos temas de estudo são:

• Definição de varejo;

• Definição de atacado;

• Marketing e sua importância;

• Objetivos e metas;

• Vendas;

• Projeções de vendas;

• Estratégias de vendas;

• Análise de mercados comerciais;

• Comportamento do consumo;

• Técnicas de pesquisa e informação;

• Gestão de pessoas;

• Gestão de marcas;

• Técnicas de varejo e atacado.

Diferenças entre Atacadistas e Varejistas na dinâmica de vendas

Tal diferença entre atacado e varejo é muito importante, pois há pessoas que ainda fazem confusão entre os conceitos.

O atacado, nada mais é, que a modalidade de venda através da qual um cliente deseja investir em uma grande quantidade de um dado item – em alguns casos, é necessário que se obtenha o CNPJ da empresa solicitante, uma vez que o cadastro de compra será em nome da própria empresa.

O varejo, por conseguinte, se relaciona, em geral, a pessoas físicas e se trata de pequenas quantidades. Há circunstâncias onde podem ser adquiridas grandes montantes, mas que sejam para consumo do cliente.

Os atacadistas tendem a utilizar estratégias de vendas, tais como:

• Elaborar redes de compra, assim, podem trazer para perto de si diversas empresas compradoras, de todos os portes. Entretanto, essa rede é vantajosa para quem compra, pois podem ser estimulados descontos e promoções, de acordo com o volume adquirido. Não obstante, também são oferecidos materiais de divulgação sobre o item negociado, para auxiliar em propaganda para a marca;

• Negociação não só com o cliente corporativo, mas sim com o distribuidor do item também. Isso porque a empresa fabricante pode virar uma “rival”, indireta, das redes de revenda, podendo fazer a preços próximos ao custo, com grande vantagem para quem deseja comprar. Assim, os distribuidores acabam por conquistar grandes margens de lucro;

• Sugerir um preço, ao comércio, que deverá ser pago pelo consumidor final. Tal estratégia ajuda a impulsionar as vendas, uma vez que o preço acaba se revelando bem mais baixo;

• Criatividade e inovação.

Os varejistas tendem a se colocar no mercado, com as seguintes observações estratégicas:

• Negocia-se no atacado um preço vantajoso, pois se pode pagar menos no varejo. Desse modo, os clientes se sentirão muito respeitados e valorizados. Além disso, a concorrência começará a se incomodar com os preços menores, movimentando o mercado, pois os outros comerciantes terão de derrubar seus preços também, favorecendo a concorrência saudável;

• Fazer da equipe de vendas, um corpo unido, ético e, por isso, mais competitivo, pois perceberá melhor alguns focos de consumo importantes;

• Jamais dispensar a importância de uma boa propaganda pessoal, ou boca a boca, de clientes satisfeitos. Esses serão os melhores vendedores de todos, pois farão propaganda apaixonadamente;

• Há uma ideia de que, se o vendedor varejista mostrar ao cliente exatamente o produto que busca, ou oferecer alternativas de itens, de outros fabricantes, o cliente acabará pagando o que for cobrado, por mais distorcido que seja o valor.

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2 respostas para “Entenda a dinâmica de vendas atacado e varejo”

  1. Como faço para participar ?

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