Ética Profissional – Necessária em qualquer emprego

Boa conduta e valores morais

Muito se fala em ética, mas poucos sabem exatamente o que ela significa. Bom, ética é o conjunto de princípios e valores morais que conduzem o comportamento humano perante a sociedade, e esses valores servem para que haja equilíbrio social. A ética é construída pela sociedade com base nos valores culturais e históricos. É muito cobrada no setor corporativo e fundamental para o bom funcionamento das empresas e para manter relações saudáveis entre os funcionários. Nesse contexto, é denominada ética profissional.

Quando se assume uma profissão, assume-se um conjunto de deveres profissionais. Cumpri-lo é ser um profissional eticamente bom. Segui-lo é também garantia de empregabilidade. Ou seja, ter uma conduta exemplar gera muitas oportunidades no trabalho, pois todo empregador inteligente jamais abrirá mão de um profissional ético. Veja agora algumas atitudes básicas que devem ser adotadas no dia a dia para ser um profissional ético:

Trabalhe em equipe: atividades realizadas em conjunto são bem-vistas por líderes de companhias. Além de darem melhores resultados, permitem a troca de conhecimento e ajudam no cumprimento de metas.

Seja pontual: chegar ao local de trabalho e às reuniões no horário marcado faz parte da postura ética e não deve ser considerada uma qualidade do colaborador, já que se trata de uma atitude básica para uma carreira bem-sucedida. O atraso pode ser interpretado como falta de respeito com o tempo alheio, o que acaba manchando a imagem do trabalhador.

Não participe de fofocas: afaste-se de conversas que envolvam terceiros. Boatos e inverdades prejudicam a produtividade de uma organização, e grande parte das demissões ocorre por problemas de conduta, como fazer parte de intrigas.

Saiba separar assuntos profissionais dos pessoais: fique atento ao uso do telefone e do e-mail no horário do expediente. Fazer ligações pessoais longas e perder tempo respondendo a mensagens pessoais de correio eletrônico durante o expediente interfere no rendimento. Além disso, esses recursos pertencem à empresa e não devem ser customizados.

Esteja aberto a críticas e opiniões: é preciso reconhecer seus erros quando eles forem apontados. As críticas de colegas e podem ser bastante construtivas para sua carreira. Ouça e, quando solicitado, dê opiniões. Essa atitude melhora o convívio interno da empresa.

Seja transparente: jamais use seu cargo ou posição para obter qualquer tipo de favorecimento ou faça algo que não possa ser assumido em público. Mantenha sempre uma postura transparente, respeitosa e solidária com os colegas.

Ética no trabalho – Por Mariana Lisboa

Créditos Canal Youtube – Entrevista SBT

Posts Relacionados

Deixe uma resposta