Impressoras 3D: Conheça mais Sobre essa Incrível Tecnologia

Impressão 3D customização em mass

Produzir qualquer tipo de produto usando apenas uma máquina independentemente do material utilizado, formato ou tamanho sempre foi o desejo da indústria. A impressão 3D tornou a customização em massa uma realidade e revolucionou diversos setores da economia, estreitando as fronteiras entre o virtual e o físico.

Com esse tipo de impressão é possível criar maquetes de casas, instrumentos musicais, utilitários domésticos e até próteses de partes do corpo humano. Embora pareça uma tecnologia recente, o processo já existe há trinta anos. A primeira impressora 3D foi criada pelo norte-americano Chuck Hull, em 1984, para a confecção de peças plásticas em menos tempo. Naquela época, o processo tradicional de fabricação levava até oito semanas e se as peças sofressem algum dano toda a produção tinha que ser refeita, gerando grandes prejuízos. Alguns anos depois, Hull fundou a 3D Systems Corporation, que é uma das líderes do setor até hoje.

Como funciona

O equipamento possui ferramentas a laser para cortar e moldar peças de plástico, nylon, silicone e até metais, como titânio. Primeiro é necessário criar o desenho do objeto num computador que possua um software de modelagem tridimensional. Depois é só enviar essas informações para a impressora. Com os dados, o aparelho começa a concretizar o projeto. O método, chamado de aditivo, remove as partes que não são necessárias da matéria-prima bruta, evitando desperdício.

A tecnologia é tão avançada que tem revolucionado diversos segmentos, inclusive, a medicina. A impressora é usada para a criação de vários tipos de prótese hoje em dia. Na Grã-Bretanha, por exemplo, cientistas criaram uma prótese facial para um paciente que teve o rosto desfigurado por um tumor.

O maior problema do método é o preço elevado e a complexidade de manuseio do equipamento. Mas, felizmente, nos últimos anos o alto investimento no setor tem mudado essa realidade. A tendência é que esse tipo de impressão se popularize em pouco tempo. Quanto ao manuseio, conhecimentos na área da informática e sobre manutenção de impressoras, ajudam na hora de montar e operar um aparelho 3D.

O portal de Capacitação EAD oferece diversos cursos nessas áreas. Um deles é o curso de manutenção de impressoras, no qual o aluno pode aprimorar seus conhecimentos a respeito do uso e funcionamento de equipamentos comuns. O conteúdo ensina a limpar a máquina, identificar possíveis problemas, entender como funcionam os cartuchos, fazer testes e realizar a manutenção preventiva.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta