Internet: Saiba Como Manter-se Protegido

mundo virtual apresenta riscos

Não há dúvidas de que a internet oferece inúmeras vantagens às pessoas hoje em dia, afinal, facilita a comunicação, o envio de documentos, a realização de compras e pagamentos e o acesso a diversos tipos de informação. Todavia o mundo virtual também apresenta alguns riscos. Ao ser conectado à rede, qualquer dispositivo – desktop, notebook, tablete, smartphone e outros – está sujeito à invasão de programas mal-intencionados, como vírus e sistemas espiões, que afetam o funcionamento do aparelho e roubam informações do usuário.

Os spams, e-mails indesejados que enchem a caixa de entrada do correio eletrônico, costumam ser um veículo comum para esses programas. Muitas dessas mensagens contêm links maliciosos que podem coletar informações do usuário. Basta um simples clique para que um trojan (ou cavalo de troia) se instale na máquina e comece a roubar dados confidenciais.

Outro perigo na internet são os conteúdos impróprios, como sites e arquivos sobre violência, discriminação, ideais extremistas e pornografia. Esse tipo de material geralmente vem acompanhado de vírus que danificam o computador em apenas alguns minutos. Pessoas com más intenções também estão conectadas à rede e representam mais um perigo aos usuários, principalmente a crianças, adolescentes e idosos que, na ansiedade de conhecer novas pessoas, acabam sendo vítimas de diferentes crimes.

Para evitar esses problemas e ter mais segurança ao utilizar a internet, é preciso tomar algumas providências básicas, como instalar um bom antivírus e mantê-lo sempre atualizado, devido às novas ameaças virtuais que surgem todos os dias. Também é importante ficar atento caso o aparelho apresente sinais de lentidão ou problemas de funcionamento. Com relação aos spams, vários servidores de e-mail já reconhecem e descartam automaticamente essas mensagens. Para proteger-se das pessoas maliciosas, tente manter contato apenas com quem você realmente conhece e oriente crianças, idosos e adolescentes sobre os riscos de passar informações pessoais para desconhecidos.

Quem deseja ter ainda mais segurança ao navegar na web, pode fazer um curso relacionado ao tema para aprimorar seus conhecimentos. Uma boa opção é o curso à distância de Segurança na Internet que o portal Capacitação EAD oferece. Entre os tópicos abordados no conteúdo, estão os cuidados básicos ao iniciar uma conexão, a utilização prudente do e-mail, a realização segura de compras virtuais e operações bancárias online e o uso adequado das redes sociais. Vale destacar que a carga horária do programa de qualificação é escolhida pelo próprio aluno no ato da matrícula.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta