Mitos e verdades sobre o ensino a distância

Mitos e verdades sobre o ensino a distancia

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre as reais vantagens do ensino a distância. Devido a uma série de mitos propagados amplamente, inclusive pela internet, a educação EAD tem se tornado alvo de detratores. Como nós oferecemos uma grande variedade de cursos on line, é imprescindível esclarecer o que é mito e o que é verdade em relação a essa modalidade de aprendizado.

Conheça os principais mitos e verdades sobre o ensino a distância

Após saber quais são os principais mitos e verdades sobre o ensino a distância, você terá condições de definir a melhor opção entre os cursos on line que oferecemos. Além disso, não se esqueça de checar como funciona o método educacional que proporciona uma excelente oportunidade de capacitação para profissionais de diversas áreas.

Avaliação do EAD é cheia de falhas: MITO

No estudo presencial, nem sempre um único professor consegue dar o feedback necessário para todos os estudantes. Por sua vez, a educação EAD permite que a avaliação e as orientações sejam devidamente personalizadas, conforme as dúvidas de cada aluno. Além disso, a avaliação do EAD é supervisionada por profissionais altamente capacitados, em vez da simples análise de resultados a partir de máquinas que verificam se respostas estão certas ou erradas.

Deficiências dos alunos podem ser encobertas por resultados falsos: VERDADE

Visto que os alunos são avaliados por meio de trabalhos enviados pela internet, sem a supervisão de um professor durante todo o processo, é possível que eventuais deficiências nos conhecimentos sejam encobertas por resultados falsos. Porém, isso só tende a prejudicar estudantes que “colam” ou pedem para que outras pessoas realizem os trabalhos, uma vez que o aprendizado só acontece quando as pessoas se dedicam e fazem o que devem sem trapacear.

Presença de professores é obrigatória para a motivação de alunos: MITO

Cada pessoa tem um jeito de aprender com mais eficácia e nem todas elas se sentem motivadas com a presença de um professor. Há pessoas capazes de estudar com maior eficiência quando não estão com um avaliador no mesmo ambiente. Sendo assim, o estímulo para aprender depende dos alunos e da maneira pela qual estes encaram o ensino a distância.

Distrações podem comprometer o desempenho: VERDADE

Além de distrações como pessoas ao seu redor e barulhos externos, é possível se distrair com as tentações provocadas pelo acesso on line, pois o contato com os conteúdos é feito com base no download dos materiais, portanto, você está a um clique de checar atualizações em seu perfil em uma rede social e perder o foco. Desse modo, é fundamental ter disciplina para não deixar que a vontade de protelar seja maior do que a sua meta de estudar.

EAD requer um computador de última geração: MITO

Claro que você precisa de um computador decente para fazer o download e visualizar os conteúdos, porém, não é necessário ter um computador de última geração para o estudo a distância. Basta ter um aparelho com ferramentas básicas e cuja conexão não dê problemas a cada 10 minutos, por exemplo.

EAD serve para conseguir um diploma rapidamente e sem empenho: MITO

O modelo de ensino a distância pode até garantir certificados de forma rápida, no entanto, o tempo para finalizar um curso varia de acordo com o empenho de cada aluno. Falando nisso, é uma grande mentira dizer que cursos de capacitação EAD não exigem esforço, pois eles requerem que você estude com bastante dedicação, assim como teria em cursos presenciais.

Agora que abordamos os principais mitos e verdades sobre cursos a distância, faça a sua parte e se esforce para aprender o máximo possível, com a finalidade de obter os resultados desejados no seu campo de atuação!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta