O que é gestão e onde ela se aplica?

gestor de empresas
A gestão corresponde ao processo de administração de uma empresa ou instituição. Por meio da gestão, é possível controlar o trabalho dos colaboradores, organizar os recursos financeiros e manter toda a estrutura da companhia. O gestor é o responsável pela gestão; é aquele que administra determinado local, empresa ou qualquer ramo de negócio. Suas principais funções são:

Planejar: essa função consiste em definir as metas, como elas serão alcançadas e quais os propósitos e os objetivos delas.

Organizar: exige que o gestor, depois de ter traçado as metas organizacionais, defina o que precisa ser feito, por qual profissional precisa ser feito, a maneira como deve ser feito, a quem o profissional precisa reportar-se e o que é necessário para a realização das tarefas.

Liderar: abrange influenciar os colaboradores para trabalharem por um mesmo objetivo, até que seja alcançado. Para ser bem-sucedido nessa ação, deve utilizar sua afetividade – o que implica em reconhecer competências. Liderar pessoas exige conhecê-las, compreendê-las para depois estimulá-las. É conhecendo as partes envolvidas que as suas competências são identificadas, podendo ser utilizadas da forma mais proveitosa possível.

Controlar: com a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é hora do gestor controlar e/ou acompanhar as atividades para garantir a boa execução de tudo aquilo que foi estabelecido e fazer as correções necessárias.

Além de ser responsável pelas atribuições acima, um bom gestor precisa ter boa comunicação e interação com os colaboradores para instruí-los adequadamente sobre as metas e objetivos a ser atingidos; e conhecer bem o negócio, buscando constantemente informações específicas sobre o ramo de atuação da empresa para criar estratégias e ficar à frente no mercado. Ser confiável e imparcial são outras qualidades imprescindíveis. A confiança melhora a produtividade. E ao agir com a razão, e não com a emoção, o profissional consegue resolver com eficácia conflitos internos, que podem prejudicar o negócio.

O gestor pode atuar em diversas áreas, entre elas gestão pública, gestão de almoxarifado, gestão de bens patrimoniais. Para tornar-se um profissional em gestão, é preciso ter formação no ramo e aperfeiçoamentos constantes. No portal Capacitação EAD, existem diversos cursos na área de gestão, voltados para profissionais do setor e pessoas que desejam saber mais sobre administração. Nesses cursos, o aluno aprenderá sobre as atribuições do gestor de cada segmento, as técnicas de gerenciamento, o processo de tomada de decisões, o mercado de trabalho, entre outros assuntos.

Desafios de Gestão da Empresas Brasileiras

Créditos Youtube – empreenda

Posts Relacionados

Deixe uma resposta