Principais erros de quem faz um curso a distância

Principais erros de quem faz um curso a distancia

Se você está cogitando realizar um curso a distância, saiba que essa modalidade pode ser muito vantajosa, desde que você não cometa alguns equívocos. Para ter êxito, confira alguns dos principais erros de quem faz um curso a distância.

Erros de quem faz um curso a distância

Não planejar suas ações. Ao optar por um de nossos cursos on line, basta fazer o download dos materiais, sem a necessidade de instalar um programa no computador. Depois de ter acesso aos conteúdos, você deve se organizar para estudar de maneira eficaz. Logo, um dos maiores erros é não planejar suas ações, sem ter horários de estudo definidos. Lembre que a falta de planejamento implica na possibilidade de complicações para se manter disciplinado, o que acaba levando à dificuldade para conciliar o aprendizado com outras atividades diárias.

Protelar, protelar de novo e continuar protelando. A procrastinação é um perigo para o alcance de qualquer objetivo. No caso do ensino a distância, protelar pode ser muito prejudicial, pois o adiamento dos momentos de estudo deixa a finalização dos cursos on line ainda mais distante. Por isso, é importante ter foco nas suas metas e não deixar para fazer depois algo que pode ser realizado hoje, como a leitura de um texto ou a resolução de exercícios.

Preguiça e falta de dedicação. Assim como em qualquer tipo de ensino, o sistema EAD requer que os alunos sejam dedicados e não tenham preguiça, fator que gera trabalhos feitos de modo inapropriado ou simplesmente sem o menor capricho. Não tenha preguiça de pesquisar informações que podem ser úteis para que você complete seu trabalho. Além disso, vale ressaltar que você corre o risco de precisar refazer o trabalho, caso o avaliador considere seu desempenho insuficiente para a aprovação. Se isso acontecer, você terá que gastar mais tempo fazendo tudo novamente ou corrigindo pontos específicos. Portanto, a melhor opção é se dedicar e fazer um trabalho que garanta sua aprovação na primeira tentativa.

Cópia de outras fontes. Há alunos que acreditam que copiar materiais de outras fontes é o caminho mais fácil de conseguir aprovação em cursos EAD. O plágio é uma forma de trapaça, pois utilizar citações e até cópias completas de conteúdos sem a indicação da fonte ou a inclusão das referências adequadas pode colocar os estudantes em uma situação delicada. Por conta disso, jamais arrisque a sua credibilidade e a sua performance ao copiar materiais criados e publicados por outras pessoas.

Não ter paciência. Da mesma maneira que um curso presencial requer horas de estudo até que você compreenda tudo e esteja preparado para avançar, os cursos EAD também exigem que você tenha paciência, afinal, não é de um dia para o outro que você conseguirá terminar o curso. Cada opção possui diferentes cargas horárias, as quais devem ser cumpridas corretamente. Logo, nem pense em estudar durante 3 horas os conteúdos referentes a um curso que deveria ser feito no dobro de tempo, por exemplo. Quem se apressa pode ter seu aprendizado comprometido.

Pronto, agora que você viu quais são os grandes erros do estudo a distância, é indispensável conhecer as vantagens desse modelo de ensino. O principal benefício de cursos EAD é a praticidade que eles proporcionam, uma vez que qualquer aluno pode estudar onde quiser e no horário desejado. Assim, é possível evitar contratempos relacionados a complicações para visualizar os conteúdos. Basta ter uma conexão à internet eficaz para obter os conteúdos facilmente.

Consulte a lista de cursos que oferecemos e faça já o seu login ou o cadastro para acessar os materiais. Lembre-se de evitar os erros acima para garantir uma performance exemplar ao estudar a distância, independente do curso escolhido!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta