Propagandas que Ficaram na Memória do Público Brasileiro

Propagandas marcadas lembrança consumidores

Quem nunca ouviu falar que a propaganda é a alma do negócio? A prova disso é que as grandes marcas fazem investimentos pesados no setor todos os anos, em busca de jingles, bordões e personagens criativos, que fiquem marcados na lembrança dos consumidores e mantenham o produto em evidência no mercado.

Entre os exemplos de campanhas de marketing inesquecíveis, está o comercial criado para o chocolate Batom, em que uma criança tenta hipnotizar as mães com o bordão “compre Batom, seu filho merece batom”. Outra propaganda que ficou na memória é a das “Mil e Uma Utilidades” da lã de aço Bombril, com o ator Carlos Moreno. A série de anúncios esteve no ar por quase 30 anos. E do jingle “Pipoca e guaraná”, do Guaraná Antártica, quem não se lembra? Também fazem parte da lista os reclames da USTop, que imortalizou a frase “bonita camisa, Fernandinho”, e os da Skol, que consagraram o slogan “desce redondo”.

Mas não para por aí. A música da linha de produtos infantis para cabelos cacheados da Johnson e Johnson continua na memória dos brasileiros, e o “nha nha nha nha” dos caranguejos da Brahma ainda arranca risadas do público. Outros personagens marcantes são os mamíferos da Parmalat – frisson entre as crianças dos anos 90 -, os limões da Pepsi Twist e o garotinho saudável do Sustagen Kids, que chorava no supermercado pedindo que a mãe comprasse vegetais para ele.

Para criar propagandas memoráveis como essas, é preciso ter bons conhecimentos sobre marketing. Não basta saber apenas como produzir uma peça publicitária. Para que ela seja excepcional, é necessário entender que propaganda e marketing são coisas distintas e estudar tanto o mercado quanto o consumidor para compreender a demanda do momento. Além disso, é fundamental aprender como se dá a criação de planos de marketing de sucesso.

Todas essas habilidades podem ser aprimoradas num curso à distância de Propaganda e Marketing. No programa oferecido pelo portal de Capacitação EAD, por exemplo, você tem acesso a um conteúdo ótimo, que aborda não só os assuntos mencionados, mas também o monitoramento de números de campanhas, a utilização das redes sociais a favor da marca e as soluções viáveis para diversos problemas comuns à área. A grande vantagem é que o material fica disponível na internet e o aluno tem total liberdade para estudar em casa e estabelecer seus próprios horários.

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