Quais as principais matérias jurídicas em concursos públicos

concurso-principais-materiais

 

Nesse artigo vamos falar sobre as matérias jurídicas que são mais cobradas em concursos públicos que também servirá como um guia para quem prefere estudar em casa e/ou pagar um cursinho online.  Sabemos que a linguagem jurídica é muito complexa, complicada e própria, então logo de início pegue um dicionário e “traduza” tais palavras que tem o linguajar mais rebuscado, isso já será o início da caminhada para estudar matérias jurídicas.

As matérias jurídicas são mais cobradas em concursos Públicos são: Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Teoria Geral do Direito Civil; Direito Penal Teoria Geral do Processo e por último Direito Administrativo.

Resumo das disciplinas Jurídicas mais cobradas em concursos públicos

E para te ajudar a entender um pouco melhor sobre cada uma delas, aqui vai um pequeno resumo do que se trata cada disciplina.

* Direito Constitucional: É uma construção histórica, como o nome já fala, trata-se do estudo da constituição que abrangerá todas as leis que regem uma nação. A constituição varia de país para país, e no caso, do Brasil, essa matéria apontará as leis do nosso Estado (Nação).

* Direito do Trabalho: São normas jurídicas responsáveis por executar os direitos e deveres na relação entre o empregado e empregador, tais como, remuneração, férias, carga horária, aposentadoria e etc.

 * Teoria Geral do Direito Civil: Essa disciplina abordará as normas sobre a pessoa física e o Estado, são estruturas de leis de direito privado.

* Direito Penal: Também conhecido como Direito Criminal, esse consiste em proteger os bens jurídicos mais importantes (bens materiais, liberdade sexual, vida) e punir os infratores com multas, penas de prisão e outras medidas cabíveis.

* Teoria Geral do Processo: São conceitos responsáveis por executar os princípios básicos do Direito Processual, é basicamente o que faz o poder judiciário, avaliar processos.

* Direito Administrativo: Concentra-se no estudo da administração pública, direitos e deveres de empresas públicas e que é regido de acordo com o conceito LIMPE Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (artigo 37 da Constituição).

Esse foi o pequeno resumo das matérias jurídicas que são mais cobradas em concurso publico. É importantíssimo fazer curso preparatório para aprender os “macetes” e detalhes cobrados em cada prova de cada instituição. Existem cursos online que permitem que você aprenda do mesmo jeito ou até melhor do que numa sala de aula. Mas antes de comprar um curso online primeiro veja se o site é confiável, e veja a fonte, principais biografias e possíveis depoimentos de quem já comprou e aprova ou não o conteúdo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta