Concurso Público - Carreira e Estabilidade

Testar as habilidades mentais, as aptidões com os números e o jogo de palavras é um exercício que estimula o cérebro e permite que as pessoas conheçam a própria maneira de pensar e agir diante de determinadas situações. Fazer exames de raciocínio lógico é uma boa forma de buscar o autoconhecimento e aperfeiçoar a compreensão de questionamentos comuns em concursos públicos. Conheça alguns testes e estimule sua mente:
Os testes que trabalham com algarismos requerem atenção especial, pois, para obter a solução do problema, existe sempre uma fórmula a ser seguida. Na maioria dos casos, é preciso apenas entender o contexto da situação, sem que seja necessário fazer contas.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/tr1.htm
Esse tipo de jogo exige uma intimidade maior com as letras. Para quem tem dificuldade com a Língua Portuguesa é, sem dúvida, um grande desafio. Encontrar o ponto-chave da frase que precisa ser desvendada é o segredo para acertar a resposta.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/tr2.htm
Trabalhar a mente por meio de ilustrações é muito divertido, mas, a pessoa precisa ter extrema atenção aos detalhes e foco no que está sendo pedido. É necessário observar bem as imagens para descobrir o que cada uma representa.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/tr3.htm
Questões aparentemente simples, envolvendo ilustrações, podem surpreender. Nesse caso, a pessoa tem que verificar as particularidades das imagens para identificar quais delas se diferem.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/tr4.htm
Questionamentos que envolvem situações e objetos do cotidiano também ajudam a trabalhar o raciocínio lógico. Dias da semana, peso de determinados itens, ordem de sequência e algumas contas para somar ou subtrair se encaixam nesse quesito.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/raciocinio_avancado.htm
Entender a pergunta é o segredo para marcar a resposta certa. Portanto, é fundamental concentrar-se no que está sendo questionado, ciente de que tudo é baseado numa ideia coerente.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/raciocinio_medio.htm
Perguntas do tipo “pegadinha” são comuns nesses testes. Elas tentam prender a pessoa a assuntos de conhecimento generalizado que, na verdade, não têm relação direta com a resposta correta.
http://www.vestibular1.com.br/raciocinio/raciocinio_simples.htm
Esse tipo de pergunta testa o entendimento do leitor sobre o texto colocado. É preciso compreender o significado do conteúdo proposto e contextualizar as informações apresentadas.
http://www.vestibular1.com.br/testes/desafio_diofanto.htm
Alguns testes de raciocínio lógico foram criados por grandes estudiosos, por isso, possuem uma complexidade singular, envolvendo não só atenção, mas obediência à sequência de dados.
http://www.vestibular1.com.br/testes/einstein.htm
Nesses casos, fica mais fácil fazer comparativos entre as perguntas e o cotidiano das pessoas, o que pode facilitar a solução dos problemas.
http://www.vestibular1.com.br/testes/matematica_um_real.htm
Realizar cursos voltados para essa área também facilita o aprimoramento das habilidades mentais. O curso de Raciocínio Lógico oferecido pelo portal Capacitação EAD, por exemplo, é uma boa opção de estudo. Totalmente online, o conteúdo aborda as noções da lógica em suas várias formas, tornando o aluno apto a dominá-las e a ter sucesso em qualquer tipo de avaliação.