Saiba mais Sobre o que é Higiene Ocupacional

Prevenção de riscos ocupacionais desenvolvidos constantemente

Uma das maiores preocupações das empresas hoje em dia, para evitar a perda de funcionários e garantir maior produtividade, é com a qualidade de vida e a segurança dos trabalhadores. Diante disso, novos conhecimentos sobre a prevenção de riscos ocupacionais estão sendo desenvolvidos constantemente. Há até um segmento específico que estuda problemas como radiações ionizantes, vibrações anormais, temperaturas extremas e contato com agentes biológicos (vírus e bactérias) ou químicos (vapor e gases) no espaço de trabalho.

Essa área do conhecimento, chamada higiene ocupacional, também conhecida como higiene do trabalho ou higiene industrial, é responsável por produzir técnicas para a promoção de ambientes ocupacionais seguros; o reconhecimento de fatores ambientais causadores de enfermidade ou desconforto para o trabalhador; e o estabelecimento de sistemas sustentáveis.

Ligado a essa preocupação com a qualidade de vida no trabalho está o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), uma exigência do Ministério do Trabalho, que prevê multas e até interdição para as empresas que não o cumprirem. O PPRA consiste em um conjunto de ações que preservam a saúde e a integridade dos trabalhadores, levando em consideração também a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. O programa, que ainda prevê o treinamento e a conscientização preventiva dos colaboradores como forma de reduzir os riscos ocupacionais, deve ser implementado por hotéis, indústrias, drogarias, escolas, supermercados, hospitais, enfim, toda empresa em que estabeleça vínculo empregatício.

As ações que compõem o PPRA podem ser elaboradas e executadas com a ajuda de um higienista ocupacional, um especialista que trabalha com a prevenção de problemas que afetam os colaboradores de uma organização. Para atuar nessa área, o profissional tem que estar devidamente capacitado e deve atualizar seus conhecimentos constantemente.

Para quem se interessa pelo assunto, o portal Capacitação EAD oferece o curso de Higiene Ocupacional, que desenvolve no conteúdo programático um breve histórico sobre a área e, entre outros tópicos, o papel da Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO), a vigilância epidemiológica, os ruídos e vibrações e o PPRA. Durante o curso, são estudados diferentes agentes físicos, químicos, biológicos e nocivos.

Quem opta por essa profissão, conta ainda com a assistência da ABHO, que promove o aperfeiçoamento profissional e facilita a troca de informações e experiências para um constante aprimoramento técnico dos seus associados, além de representá-los em seus interesses. Participando da associação, o especialista acompanha de perto as ações relativas à política de normatização em higiene ocupacional.

Posts Relacionados

Uma resposta para “Saiba mais Sobre o que é Higiene Ocupacional”

  1. Erivaldo Brito Rocha disse:

    O artigo está muito bom.

Deixe uma resposta