Segurança do Trabalho: Oportunidades de emprego

equipamentos segurança

Todas as empresas, independentemente do ramo no qual atuam, precisam da colaboração de profissionais da área de segurança do trabalho. Esse segmento envolve conjuntos de medidas e ações que visam diminuir a incidência de acidentes no ambiente corporativo e de doenças ocupacionais, com o objetivo de garantir a integridade física do trabalhador na organização.

O profissional dessa área pode trabalhar de diversas formas dentro de uma companhia, sempre com a finalidade de adaptar o local às necessidades dos colaboradores. Ele se preocupa com a infraestrutura do empreendimento e orienta os funcionários a desempenharem suas funções da maneira mais segura possível.

Especialistas com diferentes formações podem atuar na área de segurança do trabalho exercendo atribuições específicas. Basta buscar uma qualificação adequada. Os médicos e enfermeiros, por exemplo, podem trabalhar nesse setor tratando da saúde ocupacional, o que inclui a realização de exames periódicos e, até mesmo, a prestação de primeiros socorros aos colaboradores dentro da empresa.

No caso de engenheiros e técnicos em segurança do trabalho, a atuação geralmente está ligada à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), cujo objetivo é orientar os trabalhadores, indicar equipamentos de segurança (EPI´s e EPC´s), dar treinamentos, estabelecer normas e fiscalizar o andamento do trabalho. Em alguns casos, o profissional de segurança do trabalho ainda executa o planejamento de ações ligadas ao meio ambiente, promovendo práticas mais sustentáveis.

O campo de atuação para esses profissionais é muito amplo. A construção civil é uma das áreas que mais solicitam esse tipo de mão de obra, pois precisa de especialistas com aptidão para implantar normas e procedimentos de segurança nas construções. Empresas alimentícias, hospitais, indústrias de extração e mineração e fábricas em geral – de pequeno ou grande porte – também contratam esses profissionais para garantir o bem-estar de seus funcionários.

Embora seja extenso, o mercado é bastante exigente. Por isso, quem deseja atuar na área deve buscar uma boa capacitação para exercer suas atividades com eficiência. Uma excelente opção para aprimorar os conhecimentos sobre o assunto é fazer bons cursos online de segurança do trabalho, como o que é oferecido pelo portal Capacitação EAD.

Esse programa de qualificação é uma ótima alternativa de estudo, pois é acessível e permite que o aluno estude em casa, de acordo com a sua disponibilidade de horário. Por meio desse curso, o estudante tem acesso a um material didático atualizado e fácil de ser compreendido.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta