O que é ser um Bom Líder?

liderança gestão equipes

Profissional responsável por gerir uma equipe, o líder precisa possuir determinadas características a fim de realizar bem esse papel em uma organização. Entre os atributos mais importantes que ele deve ter, estão entusiasmo, firmeza, humildade, empatia, autoconfiança, sensibilidade, autoconhecimento, criatividade, integridade, flexibilidade, determinação e motivação, qualidades com as quais ele conseguirá expor suas ideias com eficácia para seus subordinados, superiores e também para outros líderes. Dessa forma, há maiores chances de extrair o que os profissionais podem oferecer de melhor e aumentar a produtividade e rentabilidade da companhia.

Nas empresas, o ideal é que os líderes tentem buscar o melhor de seus colaboradores. Quando eles se sentem abaixo de sua capacidade, podem ficar descontentes e pensar na possibilidade de procurar outro emprego. Por outro lado, quando essa capacidade é extrapolada, o colaborador pode ficar esgotado e começar a produzir menos que o esperado. O desafio do gestor é encontrar o ponto de equilíbrio e fazer que todos ganhem, tanto a companhia quanto os funcionários, que desempenharão suas funções com mais qualidade.

O bom e o mau líder são fáceis de identificar em uma empresa. O bom dirigente é aquele que delega e distribui as responsabilidades entre seus subordinados de acordo com a maturidade profissional e pessoal de cada um e mantém os objetivos e metas bem claros para a sua equipe. Isso aumenta a confiança de seu pessoal e torna o trabalho mais dinâmico e agradável.

Já o mau gestor é centralizador, pois não reconhece a importância de seus liderados para o sucesso da equipe e, muitas vezes, até enxerga neles uma ameaça à sua gestão. Ele considera os subordinados como meras peças para alcançar resultados e cumprir metas, o que cria um clima desagradável no ambiente de trabalho e prejudica o grupo e, consequentemente, a organização.

Para exercer esse papel com excelência, é importante que o profissional aprimore seus conhecimentos e habilidades por meio de um curso de liderança, no qual ele aprenderá sobre os tipos e formas de liderança, dicas sobre como ser um bom líder, como tomar decisões relevantes diante de dificuldades organizacionais, como motivar uma equipe e conseguir extrair o melhor dela, entre outros conteúdos. Esses programas de ensino podem ser feitos de forma gratuita e online, permitindo ao aluno organizar seu tempo de estudos conforme sua disponibilidade. Além disso, eles costumam oferecer materiais didáticos atualizados e servem como um diferencial no currículo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta