Você conhece o LibreOffice?

LibreOffice 2

Considerado uma das melhores alternativas para o pacote de aplicativos da Microsoft, o LibreOffice apresenta softwares de qualidade e bastante funcionais. Compatível com as plataformas Windows, Mac e Linux, essa versão gratuita possui código aberto e pode ser incrementada com uma grande quantidade de plugins.

Esse pacote conta com o Writer, um poderoso editor de textos; o Math, gerador de fórmulas matemáticas; o Calc, criador de tabelas; o Base, gestor de banco de dados; o Impress, especializado na elaboração de apresentações; e o Draw, software para desenhos que não possui um programa equivalente na lista de aplicativos da Microsoft.

A relação direta entre o LibreOffice e o Office está presente na semelhança dos softwares e na compatibilidade de formatação entre os documentos de ambos os pacotes, o que possibilita, por exemplo, a edição de arquivos com extensão .doc no Writer sem que haja perdas consideráveis na configuração dos elementos.

O LibreOffice possui ainda algumas funções particulares muito atrativas para os usuários, como a ergonomia aprimorada para o gerenciamento de planilhas no Calc e a paginação facilitada no Writer. Vale destacar também o suporte para manipulação e importação de arquivos SVT e os filtros de importação para documentos de outros aplicativos, como o Lotus Word Pro e o Microsoft Works.

No entanto, apesar da considerável similaridade com o pacote Office, a interface do LibreOffice é bem diferente, o que pode, inicialmente, gerar dificuldades na realização de comandos para quem está acostumado a lidar somente com os aplicativos da Microsoft. Dessa forma, convém buscar algumas técnicas e recursos de utilização desse pacote alternativo que vem se tornando cada vez mais popular.

Dominar as ferramentas do Libre pode ser até um diferencial na carreira, já que permitirá ao profissional trabalhar com a edição de arquivos e documentos numa plataforma diferente do tradicional Windows. Para incrementar o seu currículo e aprender mais sobre esse pacote de programas gratuitos, você pode fazer cursos online sobre o assunto.

Uma boa opção é o curso de LibreOffice oferecido pelo portal Capacitação EAD, referência no segmento de ensino a distância. Nesse curso, o aluno poderá adquirir conhecimentos desde o nível básico até comandos mais avançados, o que inclui instruções para instalação e configuração dos menus, noções sobre o Windows e o Linux e apresentação de atalhos, componentes comuns, barra de ferramentas, funcionalidades, vantagens e limitações de cada aplicativo. Os cursos online são uma opção prática de estudo, pois permitem que o aluno programe seus próprios horários e estabeleça um ritmo adequado de aprendizagem.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta